Moradores organizam ação contra o mosquito Aedes aegypti no Dia da Água


As ações de prevenção às doenças associadas ao mosquito serão realizadas por lideranças comunitárias do bairro e foram programadas para o Dia da Água, comemorado em 22 de março. 

O Grupo de Mulheres de Sítio dos Pintos vai reunir os moradores do bairro na próxima terça-feira, 22, em um esforço de conscientização para o combate do mosquito Aedes aegypti. A ação conta com o apoio da Associação Águas do Nordeste (Ane), que tem sede na região. A panfletagem acontecerá durante o dia e a reunião será às 19h na Escola Municipal Mundo Esperança, na Estrada dos Pintos, e o principal tema será o manejo do lixo. O bairro tem focos de acumulação de entulhos que as lideranças comunitárias esperam eliminar com a ajuda da população. 

Durante esse movimento, marcada para coincidir com o Dia Mundial da Água, serão distribuídos materiais informativos e discutidas formas de minimizar o problema. A ideia da iniciativa é que os próprios moradores do Sítio dos Pintos possam contribuir para resolver a situação. Dispondo do lixo de forma correta e evitando os acúmulos de detritos nas ruas do bairro, a população reduz o surgimento de criadouros para o Aedes aegypti e com isso, a incidência das doenças associadas ao mosquito. “Temos que fazer um grande esforço para barrar essas doenças e a comunidade tem que fazer a sua parte para poder cobrar com mais força do poder público”, afirma Tereza Pereira da Silva, líder das mulheres no bairro. 

“O Sítio dos Pintos é um bairro colado ao Açude do Prata, na Mata de Dois Irmãos, o primeiro manancial de abastecimento público do Recife e que possui as águas mais limpas de todas as fontes utilizadas pela Compesa. Mas bem pertinho, a comunidade continua convivendo com água suja e lixo, muitas vezes por causa da falta de cuidado com o lugar onde se vive”, explica Ricardo Braga, presidente da Ane.